Com objetivo de fortalecer o cenário cultural de Ribeirão Preto e criar um intercâmbio artístico, envolvendo seis artistas locais e outros oito que residem em São Paulo, acontece entre os dias 24 de agosto e 9 de setembro a exposição “Habita-me”, realização e produção da artista Silvia Jábali com curadoria de Paula Borghi, no Palacete 1922 (Jorge Lobato).


A exposição acontece em dois atos. O primeiro é chamado de Escuta, nos dias quatro e cinco de agosto, com participação de todos os artistas participantes da exposição que poderão habitar e escutar o que o Palacete 1922 tem a “dizer”. No dia 4 de agosto, a partir das 15h, o público poderá participar da ação e visitar gratuitamente o espaço antes da exposição ser montada.

 

O segundo ato é a Exposição, com obras de diferentes linguagens, como fotografia, vídeo, pintura, instalação, desenho e objetos que irão ocupar o palacete entre os dias 24 de agosto a 09 de setembro. Todos os espaços serão utilizados, desde o jardim até os quartos. A visitação é aberta ao público e gratuita.

“Habita-me” parte da ideia de casa, residir, viver e conviver. Também celebra o resgate histórico do Palacete 1922, construído na década de 1920. Em 2015, teve início o processo de restauração e revitalização, após um amplo trabalho de pesquisa histórica e física.

 

“O que me moveu para realizar esse projeto foi o desejo de oferecer para Ribeirão Preto uma exposição com o intercambio de artistas tanto da minha cidade quanto com artistas que residem em São Paulo, cidade onde resido desde 2003, gerando assim um movimento maior na cena cultural de Ribeirão, não podemos depender apenas das instituições para fazer acontecer, temos que exercer nosso papel de cidadão e como protagonistas quanto ao nosso papel na difusão da arte. Aproveito para agradecer pela parceria com o MARP, Museu de Arte de Ribeirão Preto, na pessoa do Nilton Campos, seu diretor, sempre comprometido na divulgação e valorização do artista, e também pelo empenho de Hector Sominami Lopes, proprietário do Palacete 1922, que foi muito receptivo e nos deu total apoio”, explica Silvia Jábali, que é ribeirão-pretana, artista participante da exposição.

 

A exposição acontece de forma simultânea ao 43° SARP - Salão de Arte de Ribeirão Preto, realizada 3 de agosto a 21 de setembro de 2018 no MARP – Museu de Arte de Ribeirão Preto Pedro Manuel-Gismondi. 

 

Artistas que fazem parte da exposição: Adriana Amaral, Keyt Mendonça, Paola Junqueira, Silvia Jábali, Simone de Moraes e Yasmin Guimarães, todas de Ribeirão Preto, além de Carla Chaim, Claudio Cretti, Dayson Gilbert + Leopoldo Ponce, Estela Sokol, Marcelo Amorim, Nino Cais e Pedro Gallego, que são artistas de São Paulo.

 

O Palacete 1922 fica na R. Álvares Cabral, 716, Centro. Mais informações sobre a exposição pelo telefone (16) 3635 2421 / 3941 0089.

 

Serviço

Habita-me
Dias 4 e 5 de agosto – Escuta 
Visitação no dia 4, a partir das 15h

Exposição 
Dias 
24 de agosto a 09 de setembro
Horário: das 11h 
às 17h.
Visitação gratuita
Palacete 1922 - R. Álvares Cabral, 716- Centro

  • Apresentador do programa tudo aqui.

Deixe uma mensagem